Já pensou o seu site na primeira página do Google? É verdade que isso não é fácil, antes poderia até ser, mas hoje não é tão simples…
Nesse artigo você irá aprender 3 formas de ranquear em primeiro lugar no Google hoje!
Dica n. 1: Foque em conteúdo único
Com a atualização do Google chamada “Hummingbird” eles decidiram melhorar o ranqueamento de sites de contúdo nichado – ou seja, um tipo único de conteúdo!
Sites super completos que falam de variedades, por exemplo, irão perder espaço na primeira página do Google.
Entenda uma coisa: o seu artigo deve ser o mais completo possível sobre o assunto tratado.
Deve ser tão completo a ponto da pessoa ler e não querer mais buscar informações sobre o assunto.
O Google tem que perceber que quando a pessoa chega no seu artigo ela fica ali! Isso é um fator determinante para o ranqueamento.
Exemplo: seu artigo fala sobre microfones para gravação de podcasts. Você apresenta os tipos de microfones, os modelos exestentes, os preços, a qualidade.
Mas você não indica onde a pessoa pode encontrar, a melhor forma de usar, onde ela encontra com um preço interessante.
Entende?
Preencha todas as lacunas do artigo e torne ele o mais completo possível.
Dica n. 2: Otimização do título e do resumo dos seus artigos
Lembra quando você vai pro Google e pesquisa alguma coisa? O que aparece? Um link e uma descrição!
O que você faz quando aparecem as opções?
Você imediatamente bate o olho nas palavras do link e da descrição para ver se estaão de acordo com o que você procura. É isso!
Lembre-se disse quando for criar seus títulos e as descrições dos artigos. Coloque as palavras chave nos dois lugares – uma deve complementar a outra.
O Google aprendeu que quem clica num link são pessoas que percebem as palavras chave que buscam imediatamente na pesquisa que fazem e ele prioriza essas páginas.
Mas não basta enfiar “guela abaixo” as palavras no título e na descrição. Elas devem estar postas de forma que combinem e criem um conjunto agradável e “clicável”.
Dica n. 3: Otimização do título e do resumo dos seus artigos
A terceira coisa que eu te digo é: use o Google Search Console.
Você sabia que o Google te dá uma ferramenta que te ensina como ranquear em número um no Google? Sim, parece besteira, mas é verdade e ela é chamada de Google Search Console. Se você ainda não se inscreveu, faça isso já. É grátis!
É assim, não usou a ferramenta do próprio Google que te ajuda a ranquear, simplesmente você vai perder oportunidades. Então, se você tem um site, com artigos, e ainda não se cadastrou pare aqui agora a leitura, vai lá e se cadastra.
Se você utiliza WordPress instale o plugin “Google Site Kit” e siga o passo a passo. no seu site.
Caso tenha feito isso agora – o cadastro no Google Search Consele, aguarde até que o Google termine e efetive o cadastro do seu site.
Quando você tiver acesso ao Search Analytics você vai me agradecere de joelhos :). Nele você vai poder verificar quais as página do seu site que estão trazendo tráfego pra você.
Além disso, e o mais interessante do Google Search Console é que ele vai apresentar para você quais os seus artigos estão recebendo impressões.
Mas o que é isso?
Uma impressão se refere a cada vez que o seu artigo é mostrado para alguém no Google e, além de te mostrar quantas pessoas clicam nela, vai te mostrar quantas não clicam!
Você parou para pensar no que essa ferramenta te dá de oportunidade? É demais!
Então eles te mostram quantas impressões você está recebendo, os cliques e a taxa de cliques. E o que você vai descobrir é, que no geral, se for sortudo você está recebendo em torno de 5% de taxa de cliques, algumas vezes 10, 15.
Mas na maioria dos casos, a maior parte das suas páginas vão estar recebendo menos do que 5% de taxa de cliques. Agora, o legal do Google Search Console é que eles te mostram todas as palavras-chave para que você está recebendo impressões e todas as que você está recebendo cliques.
Agora lembre-se, a primeira dica era sobre profundidade de conteúdo, e você quer um artigo que fala sobre tudo o que for possível.
Bom, você pode usar o Google Search Console para interligar com a primeira dica. Então meio que a número um e três estão relacionadas, onde você deve pegar todas as palavras-chave para as quais você está recebendo impressões e começar a adicionar elas na sua copy.
Agora, não jogue elas simplesmente e deixe o seu conteúdo rico de palavras-chave onde alguém lê e vê somente suas palavras chave pra todo lado, ok?
Se alguém estivesse lendo o seu artigo e ele parecesse assim mesmo, eles iriam sair do seu site porque isso significa que o seu conteúdo é uma porcaria e simplesmente tem muitas palavras-chave.
Ele tem que fluir naturalmente e ser educativo. Então você deve pegar essas palavras-chave que está vendo no Google Search Console e adicioná-las no artigo.
Por exemplo, se você tem lá no seu blog um artigo sobre microfone, vai no Google Search Console e pesquise as plavras chave relacionadas. Acrescente elas no seu artigo, melhores ele ou escreva uma atualização.
Qual será o resultado?
O seu artigo anterior que possuia 2 mil ou 3 mil palavras vai dar um salto de conteúdo e qualidade e com muito mais qualidade. Isso vai triplicar os cliques e te ranquear muito melhor.
É claro que isso não ocorre do dia pra noite. É um processo e em um mês ou mais você vai notar a melhora na taxa de views.
Então agora vamos recapitular as dicas.
Primeira: deixe o seu conteúdo extremamente completo.
Segunda: Faça o seu melhor para incluir as palavras-chave dentro da sua title tag e meta description.
Mas lembre-se de provocar curiosidade em seu título e na descrição do artigo. Faça que o seu título e a descrição atraiam o clique.
Terceira: use a ferramenta grátis que o Google te oferece, ela irá te ajudar a ranquear em número primeiro.
Ela é o Google Search Console.
Use essas três dicas e você pode ranquear em primeiro lugar desde já!
Desafio!
Faça o que você aprendeu nesse artigo durante os próximos 45 dias. Depois volte aqui e me conte nos comentários os resultados!
Duvido que o seu ranqueamento no Google não vai subir gradualmente, apenas aplique!
Um forte abraço.
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui
Se você quer aprender de verdade, passo a passo, marketing digital clique no link